Quem Somos

Histórico Filarmônica Bom Jesus

A Filarmônica Bom Jesus fundada em 20 de Março de 1952, através de uma Assembleia Geral Extraordinária onde estavam presentes quarenta e dois sócio, entre eles, destacavam-se o Sr. Zair Luiz de Arruda, eleito Presidente, o Sr. José Apolinário do Rêgo, que secretariou a própria Assembleia de Fundação e o Sr. Maurício de Albuquerque Melo, que propôs o nome do Patrono da Escola: “BOM JESUS”, e foi escolhido para professor da banda o músico e alfaiate Antônio Rufino dos Santos.

No dia 05 de Abril de 1988, sob orientação pedagógica do Presidente Sr. Pe. Valério Breda, o Maestro José Rubens dos Santos iniciava, na antiga sede, as aulas de teoria musical com um grupo de crianças e jovens, que brevemente passariam para a prática instrumental.

O resultado dessa prática é confirmado no alto nível de excelência alcançado pelos músicos das suas orquestras.

A Filarmônica Bom Jesus- FBJ é uma instituição sem fins lucrativos, que tem por objetivo possibilitar mudanças na vida de jovens e crianças que, através da prática coletiva da música, e das ações culturais promovidas pela Filarmônica Bom Jesus, adquirem ferramentas essenciais ao desenvolvimento pleno de suas capacidades.

A Filarmônica também é responsável pela formação de gabaritados músicos, mais de 60 alunos da FBJ saíram de nossa cidade para seguir carreira de músico em bandas do Exercito, Aeronáutica e da policia Militar de Alagoas.

A Banda já participou de vários Campeonatos de Bandas Musicais. No ano de 2003 e 2004 a Filarmônica Bom Jesus ficou em 1º lugar nos campeonatos Alagoano de Bandas e Fanfarras promovidos pela FEBAMFAL, ganhando o direito de representar Alagoas nos campeonatos Nacionais em Campos de Goytacazes – RJ em 2003 e Estância do Socorro – SP em 2004 ficando em 3º lugar nos dois campeonatos.

As atividades

Atualmente, a Filarmônica Bom Jesus atende 200 alunos, com funcionamento diário, todos os alunos estão distribuídos nas atividades didáticas e culturais da escola, que são divididas das seguintes maneiras:

2 turmas de oficina de musicalização para crianças de 06 a 08 anos,que teve inicio no ano de 2013 com o apio do programa de cultura banco do Nordeste-BNDES.

2turma de Teoria musical para crianças de 08 a 12 anos, que proporciona aulas duas vezes por semana;

2 turma de Prática Instrumental, para os que foram aprovados no curso de Teoria, com horários praticamente contínuos de ensaio para os vários tipos de instrumento;

a Banda, que prevê, além de ensaios particulares, quatro ensaios por semana de todo o conjunto da Banda Filarmônica;

o Pastoril “Filhas de Maria”, composto por 23 meninas e

o Conjunto de Flauta Doce, que teve início em setembro de 1994, sempre desempenhando as execuções de peças específicas em até 4 vozes.

Hoje, a FILARMÔNICA BOM JESUS, vem crescendo cada vez mais, com intuito de: “ ESTIMULAR NA JUVENTUDE O GOSTO PELA CULTURA MUSICAL”.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: